Eles são gerados pela facilidade de utilização da internet, proporcionada principalmente pelo uso crescente de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Houve o caso, por exemplo, da empresa https://portalrbn.com.br/tecnologias-que-marcam-presenca-no-futuro-do-desenvolvimento-web/ que relacionou a compra de fraldas com cerveja e, por isso, resolveu colocá-los próximos na mesma prateleira. Contudo, somente esse tipo de cruzamento de informações não satisfaz mais o mercado.
Sem um gerenciamento mais disciplinado e centralizado, os executivos podem não ver o retorno total de seus investimentos.
Os dados coletados nas praias mais populares entre os peixes-reis-da-califórnia demonstram um declínio geral da sua população.
Por outro lado, os cientistas de dados vão além, realizando análises mais complexas, desenvolvendo modelos preditivos e soluções de aprendizado de máquina para resolver problemas de negócios mais amplos.
A Alura conta com cursos excelentes sobre o assunto, desenvolvidos por especialistas da área.
O cientista de dados deve dominar essas áreas e ser capaz de lidar com os dados para extrair informações de valor.
Com grandes oportunidades no mercado de trabalho, os profissionais da área de ciência de dados possuem um bom salário. A nova geração de pesquisadores trata dados de diferentes formatos, como tabelas, textos ou gráficos, extraindo informações preciosas e úteis para as empresas. A carreira de Cientista de Dados exige dedicação aos estudos, aquisição de habilidades em técnicas diversas e domínio de conhecimentos interdisciplinares. Essa exigência elevada contribui para a valorização e escassez de profissionais de Ciência de Dados no mercado atual. Primeiro, eles devem entender os objetivos e requisitos do projeto, bem como identificar as fontes de dados relevantes.
Sistemas operacionais
Descobrir o que faz um cientista de dados é apenas o primeiro passo para entender a importância desse profissional para as empresas. As pessoas fazem cursos e estudam, mas como é online e pode usar a qualquer hora, tem gente que estuda 1 vez por semana, 2 vezes por semana, 3 vezes por semana, de vez em quando, de vez em nunca, com ritmo ou sem ritmo, tem tudo. E, se você olhar os dados, uma das coisas que você percebe é que quem visita duas vezes por semana ou mais (a plataforma), tem uma taxa de conclusão de cursos a curto, médio e longo prazo totalmente diferente de quem visita Estratégias de empresas: como a ciência de dados determina o planejamento corporativo num ritmo menor. Então isso é uma fase em que eu posso trabalhar, mas antes disso você pode ter uma outra fase que é simplesmente olhar os dados, ver o que que você encontra por lá e essa é a fase de análise exploratória. Com isso, você pode encontrar diversas coisas que nem espera, levantar perguntas baseadas nos dados que você olhou e depois que levantou todas as perguntas, intuições, hipóteses, você coloca elas em teste, cria modelos e faz outras coisas. O cientista de dados geralmente tem uma carreira em estatística, matemática, engenharia de sistemas ou outra carreira em TI.
Para alcançar essas informações, grande parte das empresas estão dispostas a investir pesado em tecnologia Big Data.
Em um mundo onde a privacidade dos dados é uma preocupação crescente, é imperativo que os Cientistas de Dados operem com a máxima integridade e adiram às leis de proteção de dados.
Por isso, o storytelling para o cientista de dados acaba sendo uma habilidade importantíssima.
Os modelos de machine learning permitem a generalização das informações a partir de uma base de dados.
Uma forma de lidar com esse oceano de possibilidades é tentando construir uma base sólida de conhecimento. Retomando a questão das linguagens, na Ciência de Dados você não irá implementar soluções do zero. Nesse sentido, deixo aqui um vídeo da Websérie “Universo Data Science” na qual você pode aprender um pouco mais sobre o processo de Data Science. Em seguida, vem a fase de limpeza e preparação dos dados, onde os dados brutos são transformados em um formato adequado para análise. Esta etapa é crucial, pois envolve não apenas a aquisição de dados relevantes, mas também a garantia de sua qualidade e relevância. Com o advento da era da informação, especialmente nos anos 90 e início dos anos 2000, a Ciência de Dados começou a se moldar como conhecemos hoje.
O que faz uma pessoa cientista de dados?
Em muitos negócios da economia digital, a modelagem de dados é o cerne do produto. Com isso, abre-se espaço para profissionais com especialização em Engenharia de Machine Learning. Assim, pessoas que conseguem entender o todo se tornam profissionais de alta performance, com capacidade de fazer contribuições relevantes para o avanço do negócio.